A Heringer busca solidificar sua posição de liderança no mercado, por meio da expansão consistente e sustentável de suas atividades principalmente no segmento de varejo, do desenvolvimento contínuo de novos produtos adequados às necessidades de seus clientes, e da integração vertical de suas atividades, de forma a fortalecer suas vantagens competitivas e maximizar valor para seus acionistas. Os principais componentes da estratégia da Companhia são os seguintes:
– Solidificação de sua posição de liderança no mercado. A Heringer acredita que seu modelo de gestão, a força de sua marca, seu foco em qualidade e estratégia comercial flexível, capazes de atender às particularidades dos diversos segmentos do agronegócio e sua estrutura de baixo custo, lhe garantirão uma sólida vantagem competitiva para consolidar sua posição de liderança e se beneficiar do potencial de crescimento do mercado brasileiro de fertilizantes. Adicionalmente, a Heringer busca continuamente oportunidades de expansão, suportada por seu histórico de sucesso na captação de novos mercados como, por exemplo, nas regiões Nordeste, Norte e Sul do Brasil.
– Foco contínuo em suas operações de varejo visando melhorar seus resultados. A Heringer é uma empresa varejista e um dos principais pilares de sua estratégia corporativa para os próximos anos será a ampliação de sua atual base de clientes, que atualmente está em torno de mais de 40 mil clientes ativos. Ao ampliar sua base de clientes, a Heringer desconcentra suas vendas, diluindo, assim, o risco operacional do negócio, potencializando sua expectativa de rentabilidade futura.
– Aumento da produção e fornecimento de Fertilizantes Especiais. Em resposta à tendência do mercado de agronegócio, direcionada à aplicação mais equilibrada de fertilizantes, a Heringer pretende aumentar significativamente sua carteira de Fertilizantes Especiais, por meio de investimento em desenvolvimento de novas formulações, novos produtos e corpo técnico especializado. Os Fertilizantes Especiais apresentam uma margem bruta superior àquela dos Fertilizantes Básicos e Fórmulas NPK. Os Fertilizantes Especiais apresentam um adequado propósito de valor a seus clientes, dado que quando corretamente aplicados elevam a produtividade da lavoura. A Companhia pretende aumentar gradativamente a representatividade desses produtos em suas vendas, aumentando sua participação em seu volume de vendas, que em 2005 foi de 12% e em 2016 de 49%.
– Manutenção do alto índice de reconhecimento de sua marca. A Companhia é conhecida por seus clientes por oferecer (i) produtos de alta qualidade, (ii) atendimento em diversas regiões e áreas agrícolas do país, (iii) entrega pontual, e (iv) serviços de assistência pré e pós-venda diferenciados.
-Gestão de pessoas adotada pela Heringer. O modelo de gestão da Fertilizantes Heringer busca refletir a interação da alta administração, gestão de processos de trabalho, equipes e atividades de suporte estratégico, operacional e administrativo. Para assegurar a gestão dessas informações, a Heringer adotou uma ferramenta informatizada que permite visualizar e gerir a estrutura de necessidades, diagnósticos, treinamentos e desenvolvimento de seus colaboradores.
– Foi adotado desde o início um enfoque na valorização e crescimento profissional de colaboradores que demonstram interesse em se desenvolver na empresa, priorizando o recrutamento interno sempre que possível.
A companhia adota ainda um modelo que favorece o fluxo de informações, através do uso de sistema integrado e ferramentas colaborativas, visando disponibilizar informações estratégicas às operações, agilizando processos e a tomada de decisões, possibilitando bons níveis de autonomia e gestão de processos por seus colaboradores.
Além disso, vem promovendo a implantação e estruturação de um conceito de gestão da qualidade, onde as pessoas devem conhecer os processos, dominar as técnicas de trabalho, buscar a promoção de melhorias, identificar sua contribuição para os resultados finais e compreender os impactos produzidos por sua atuação.