O controle de qualidade da Fertilizantes Heringer S/A é realizado por uma equipe formada por inspetores e auxiliares da qualidade e um laboratório situado na unidade industrial de Paulínia/SP. O laboratório é responsável pelo controle de qualidade dos processos de produção existente em cada filial do grupo que conta com a estrutura adequada e um moderno sistema de captura de peso durante o processo de produção, garantindo a confiabilidade no fornecimento de produtos de alta qualidade ao cliente.
A Fertilizantes Heringer S/A, possui um rigoroso e eficiente sistema de controle e rastreabilidade de amostras, desde a utilização de padrões bem definidos de identificação, criação de planos, lotes controle, emissão de laudos e certificados de análises químicas e físicas realizadas. Todo o processo é atualizado e auditado, buscando sempre alcançar os melhores resultados e eficácia nas atividades realizadas. O comprometimento de todos colaboradores envolvidos é peça fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho e a satisfação do cliente.
QUALIDADE DE MATERIAIS
Os materiais que entram nas unidades industriais são devidamente identificados e estocados; em seguida, obedecendo a metodologia oficial de amostragem da legislação nacional, são coletadas amostras para envio e contraprovas, que são identificadas e guardadas de forma organizada. As coletas de amostras de matérias primas estocadas são realizadas semanalmente nos box’s, sendo um processo importante para se obter os teores reais e atualizados dos materiais utilizados na formulação. Nos produtos acabados, as coletas são realizadas diariamente e de acordo com o número de fórmulas e lotes produzidos no turno de trabalho e são controladas através dos lotes de produção.
Com as amostras coletadas e devidamente identificadas, é aplicada a etapa de quarteamento, onde a amostra é homogeneizada e são separadas quatro alíquotas do total amostrado – uma alíquota para pré moagem; uma alíquota para arquivo como contra amostra (guardada por no mínimo de dois meses); uma alíquota para granulometria; e uma alíquota para análise de dureza de grânulos, sendo esta analise apenas aplicada para amostras de matérias de primas. Após o quarteamento, através do uso de um jogo de peneiras é realizada a analise granulométrica para avaliar se a amostra se encontra dentro das especificações estabelecidas para tamanho de grãos conforme legislação vigente.
Paralelo ao processo de granulometria, é realizada a etapa de pré moagem da alíquota de amostra a ser destinada ao laboratório de controle de qualidade essa alíquota se destinou se de uma pré moagem de 1kg de amostra para que assim possamos minimizar o efeito da segregação. A amostra é completamente moída em moinho, e então é realizada uma nova etapa de quarteamento, separando uma alíquota que será destinada para análise química e descarte do restante da amostra
As atividades são realizadas seguindo rigorosos procedimentos de qualidade, buscando atender a legislação e oferecer amostras em excelentes condições de utilização.
QUALIDADE NOS PORTOS
Como parte do seu processo de melhoria contínua e o procurando cada vez mais a melhoria na qualidade dos produtos oferecidos ao cliente, a Fertilizantes Heringer S/A vem implementando novos programas para inspeção de matérias primas importadas. Monitorando de forma estratégica as logísticas de descarregamento nos principais portos do território nacional.
Atualmente, o grupo conta com parcerias junto a empresas terceirizadas e atuação de inspetores de qualidade no monitoramento dos descarregamentos nas unidades portuárias. As atividades desempenhadas nessa parte do processo, são de importância significativa para o desenvolvimento de todo o processo de controle de qualidade das filiais.
FISPQ
As Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) dos fertilizantes produzidos pela Fertilizantes Heringer são desenvolvidas de acordo com as regulamentações vigentes. O uso das informações contidas nessas FISPQ, bem como as condições de uso dos fertilizantes não são de controle da Fertilizantes Heringer. É responsabilidade do usuário determinar e controlar às condições de uso seguro do fertilizante.
Acesse abaixo as FISPQ’s das principais matérias primas e produtos acabados, para outros matérias favor enviar e-mail para o endereço GrupoQualidade@heringer.com.br informando o número do pedido de compra que consta o produto solicitado.
LABORATÓRIO
O laboratório está instalado na cidade de Paulínia/SP e conta com estrutura adequada às normas técnicas de segurança e meio ambiente, realiza cerca de 900 determinações químicas por dia, sendo que em época de safra de grãos, tem a capacidade de realizar o dobro desta quantidade, dentre diversos tipos de análise: macro nutrientes primários e secundários e micronutrientes; além de análises físicas relacionadas com fertilizantes minerais, sempre atendendo às normas e legislação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
A parte de desenvolvimento visa a elaboração de melhorias continuas nos produtos já existentes, e também nos produtos em desenvolvimento. Pesquisas são realizadas todos os dias para a inovação e procurando sempre o diferencial no mercado. Tanto para produtos vias solos, fertirrigação e também de aplicação foliar.
O laboratório é devidamente cadastrado nos órgãos regulamentadores – Conselho regional de Química (CRQ), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e na Boreal Veritas, que certifica a normatização ISO 9001:2008 – estando credenciado para a realização das atividades de verificação da conformidade dos fertilizantes e corretivos agrícolas quanto aos teores de nutrientes e quanto à presença de contaminantes químicos. Para isso, possui equipamentos modernos de última geração e colaboradores altamente capacitados para realizarem as determinações com mais alto nível de qualidade e confiabilidade atendendo plenamente, todos os requisitos relativos ao controle de qualidade do processo.
Para reafirmar o status de confiabilidade e dar mais segurança nas atividades, o laboratório está inserido no Programa Inter laboratorial de Métodos de Análises (PIMA), desenvolvido pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), visando a qualificação, acompanhamento e desenvolvimento de um processo de melhoria contínua nas atividades desempenhadas.
Para obtenção de um resultado analítico confiável deve-se seguir rigorosamente a legislação do MAPA, onde tudo inicia no processo de amostragem e preparo das amostras de fertilizantes a serem analisadas, posteriormente, segue-se diferentes métodos analíticos a fim de determinar a quantidade de cada componente químico presente naquele fertilizante mineral, seja ele um produto acabado ou uma matéria-prima. Logo após isso, há o controle de avaliação de resultados, e avaliação dos resultados a serem liberados, assim emitindo laudo técnico de certificação de análise.
Em todo esse processo a participação dos colaboradores é de essencial importância em cada passo da análise dos produtos acabados e de matérias-primas. A equipe de trabalho do laboratório busca atender toda a demanda de analises de forma rápida e eficaz, desde a recepção de amostras, criação de planos de controle e rastreabilidade, moagem, análises químicas, programas de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e sempre atendendo as normas e legislações nacionais vigentes e buscando fornecer produtos que atendam com excelência as exigências do cliente, evitando perda e devolução de produtos, contribuindo na agilidade e otimização na produção de novas formulações de fertilizantes minerais e linha foliar, fertirrigação.