O CEMAP foi fundado em 2003 com o objetivo de levar tecnologias práticas e objetivas para produtores, técnicos, pesquisadores e estudantes de todo o Brasil.
No CEMAP são desenvolvidos trabalhos práticos sobre utilização de fertilizantes em pastagens, por exemplo, fontes e doses de nutrientes e seus respectivos resultados econômicos. Além disso, práticas de manejo de pastagens também são trabalhadas com o objetivo de aumentar a eficiência de colheita da forragem produzida pelos animais, gerando um maior desempenho produtivo e econômico do sistema.
Para essas avaliações, o CEMAP dispõe de aproximadamente 6,0 ha para ensaios experimentais com fertilizantes e 12,5 ha destinados ao sistema intensivo de produção, onde são feitos os trabalhos de manejo do sistema e avaliação de ganho em peso dos animais.
Para difundir os trabalhos realizados no CEMAP é utilizada o método de palestras técnicas. São mais de 80 palestras anuais, com um público de mais de 2.000 participantes em todo o Brasil. “In loco” são realizados treinamentos, visitas e palestras técnicas com: produtores, técnicos da extensão rural e estudantes de graduação e pós-graduação, além da abertura para eventos de terceiros e parcerias com Universidades, que são importantes para o desenvolvimento da pecuária bovina.
Para o sucesso econômico, das pecuárias de corte e leite, é fundamental a aplicação de tecnologias, dentre delas, a intensificação de pastagens por meio da adubação e do manejo racional das plantas forrageiras.
A produção pecuária em pastagens intensivas permite elevar a produtividade do sistema de produção. Com isso, poderá haver redução nos custos e aumento na eficiência do uso do solo, reduzindo-se assim, a necessidade de se explorar novas áreas, preservando o meio ambiente.
Porém, para o sucesso das tecnologias implantadas em manejo intensivo de pastagens é fundamental se obter conhecimento técnico. E a Fertilizantes Heringer S/A acredita que o aprimoramento e o exercício do conhecimento são peças chaves para o desenvolvimento sustentável de qualquer atividade agropecuária.
Para isso, a Empresa fundou o Centro de Manejo e Adubação em Pastagens (CEMAP), com o objetivo de gerar e difundir o conhecimento sobre produção em pastagens
Portanto, o CEMAP está à disposição de todos os profissionais, ligados à produção animal, para que se possam buscar, de forma conjunta, soluções que contribuam para o crescimento da pecuária e consequentemente de todo Brasil.