Estratégia e Vantagens Competitivas

  
Home A Heringer

Vantagens Competitivas

Historicamente, a Heringer tem apresentado um crescimento de volume de vendas acima da média do mercado em que atua e acredita que continuará a apresentar taxas expressivas de crescimento durante os próximos anos, como resultado de suas vantagens competitivas e sua bem sucedida estratégia. A companhia acredita que suas principais vantagens competitivas são as seguintes:

- Significativo potencial de crescimento em um setor competitivo. Durante os últimos 17 anos a Heringer apresentou um crescimento 3 vezes superior ao crescimento do mercado, com um índice composto de crescimento anual de 16,0% em termos de volume vendido, e aumento de sua participação de mercado de 3,7% em 1995 para 16,2% em 2013, mesmo em um mercado competitivo com grandes empresas nacionais e multinacionais (Yara, Mosaic e Fertipar). A companhia acredita estar bem posicionada para se beneficiar do crescimento esperado para o mercado de fertilizantes para os próximos anos devido a: (i) seu foco primário no mercado de fertilizantes; (ii) sua capacidade de aumentar sua participação de mercado nas áreas nas quais já atuamos, bem como seu histórico de sucesso em desenvolver novas regiões de atuação e (iii) sua comprovada eficiência para atender os mais diversos segmentos do agronegócio.

- Vendas geograficamente equilibradas e base de clientes diversificada por cultura. A companhia participa dos mercados consumidores de fertilizantes mais relevantes do país, os quais representaram aproximadamente 90% da demanda nacional de fertilizantes em 2013, segundo dados da ANDA. Adicionalmente, sua base de clientes é altamente diversificada, composta por aproximadamente 48 mil clientes ativos em 2013, distribuídos em todos os segmentos do agronegócio, incluindo produtores rurais, empresas agrícolas, empresas comerciais e cooperativas, localizados em diversas áreas agrícolas do País.

- Estrutura logística de abastecimento e distribuição favorável e ampla rede de distribuição. Para se beneficiar de uma melhor logística de abastecimento em suas unidades de produção, a Heringer importa suas matérias-primas por meio de sete portos localizados ao longo da costa brasileira: Porto de Barra dos Coqueiros- SE, Aratu - BA, Vitória- ES, Santos- SP, Paranaguá no PR, Rio Grande e Porto Alegre ambos no RS. Além de fácil acesso aos principais portos brasileiros, suas unidades de produção estão localizadas próximas às principais ferrovias e rodovias do país, permitindo, desta forma, o abastecimento por meio de intermodais, sendo os mais usados o transporte ferroviário e rodoviário.

- Posição de destaque no mercado e marca altamente reconhecida. A companhia estima estar entre as três maiores empresas de fertilizantes do mercado brasileiro, responsável, em 2013, por 16,2% do mercado nacional de comercialização de fertilizantes, segundo dados da ANDA. Especificamente na Região Sudeste do Brasil, onde estão os maiores e mais competitivos mercados de fertilizantes. A marca Fertilizantes Heringer é altamente reconhecida no mercado por oferecer produtos de acordo com rigorosos padrões de qualidade, entrega pontual, atendimento em diversas regiões e áreas agrícolas do país, bem como por proporcionar aos seus clientes serviços pré e pós-venda diferenciados. Adicionalmente, sua posição de destaque no mercado lhe proporciona diversas vantagens para capturar oportunidades de crescimento em virtude, dentre outros, da credibilidade de sua marca, da escala de suas operações e do estreito relacionamento com seus clientes e fornecedores.

- Diversificado portfólio de produtos e serviços. A Heringer oferece a seus clientes aproximadamente 3.000 tipos de formulações, desde fertilizantes básicos e Intermediários a misturas NPK e fertilizantes especiais. A companhia é inovadora no desenvolvimento de fertilizantes especiais e misturas altamente especializadas adequadas aos diversos segmentos do agronegócio. Os dois centros de pesquisa da Heringer operam com a melhor tecnologia agrícola disponível e lhe permite, juntamente com seu corpo técnico, desenvolver e produzir novas formulações de forma ágil e a custos competitivos. A companhia acredita que sua capacidade de desenvolvimento de novas formulações com eficiência e rapidez lhe torna altamente competitiva, permitindo uma melhor retenção e conquista de novos clientes.

- Fornecimento seguro e estável de matérias-primas a custo competitivo. Em virtude da escala de suas operações, aliada ao seu crescimento contínuo, a companhia possui um sólido e estável relacionamento com seus fornecedores de matérias-primas nacionais e internacionais, dos quais é um importante cliente. Além disso, a Heringer se beneficia do fato do Brasil (i) ser o quarto maior mercado consumidor de fertilizantes no mundo e aquele que tem crescido dentro das maiores taxas, e (ii) possuir sazonalidade de consumo concentrada no segundo semestre de cada ano, comparada àquela dos grandes países consumidores localizados no hemisfério norte, cuja demanda se concentra no primeiro semestre. A companhia mantém relacionamentos estreitos e de longa duração com a maioria de seus principais fornecedores, viabilizando condições competitivas de preços e termos de pagamento.

- Sólido desempenho financeiro. De 1995 a 2013, a Companhia apresentou um histórico de sólido desempenho financeiro. Ademais, a companhia teve um aumento significativo na participação dos fertilizantes especiais em sua receita, os quais possuem margem bruta superior àquelas verificadas nas fórmulas NPK.

- Administração sólida e ágil e elevado padrão de governança corporativa. A Heringer está presente no setor de fertilizantes há 45 anos e seus principais executivos estão à frente de seus negócios, com comprovado histórico de desempenho. A cultura corporativa é focada em resultados e fundamentada em um modelo de gestão voltado à agilidade no atendimento ao cliente e à eficiência operacional, como forma de atingir crescimento aliado à rentabilidade de seus negócios.

A companhia mantém uma administração profissionalizada e conta com um corpo de profissionais altamente qualificados com amplo conhecimento técnico, operacional e mercadológico das atividades que desempenham. Além disso, a estrutura organizacional da Heringer, aliada à sua administração altamente experiente e motivada, garante agilidade no processo decisório de suas operações, viabilizando, dessa forma, atingir suas metas de crescimento mais rápido, tendo como foco a maximização de valor aos seus acionistas.

Estratégia

A Heringer busca solidificar sua posição de liderança no mercado, por meio da expansão consistente e sustentável de suas atividades principalmente no segmento de varejo, do desenvolvimento contínuo de novos produtos adequados às necessidades de seus clientes, e da integração vertical de suas atividades, de forma a fortalecer suas vantagens competitivas e maximizar valor para seus acionistas. Os principais componentes da estratégia da Companhia são os seguintes:

- Solidificação de sua posição de liderança no mercado. A Heringer acredita que seu modelo de gestão, a força de sua marca, seu foco em qualidade e estratégia comercial flexível, capazes de atender às particularidades dos diversos segmentos do agronegócio e sua estrutura de baixo custo, lhe garantirão uma sólida vantagem competitiva para consolidar sua posição de liderança e se beneficiar do potencial de crescimento do mercado brasileiro de fertilizantes. Adicionalmente, a Heringer busca continuamente oportunidades de expansão, suportada por seu histórico de sucesso na captação de novos mercados como, por exemplo, nas regiões Nordeste, Norte e Sul do Brasil.

- Integração vertical na cadeia de fosfatados de baixa concentração. Visando alcançar um melhor posicionamento estratégico no setor de fertilizantes, a companhia inaugurou em Novembro de 2008 a primeira unidade de produção de ácido sulfúrico e SSP, fertilizante intermediário essencial às culturas de grãos, em sua unidade de produção de Paranaguá. Essa iniciativa lhe traz: (i) ganhos de sinergia consideráveis uma vez que será capaz de produzir nessa mesma unidade tanto Fertilizantes Intermediários, como Misturas NPK; (ii) redução da dependência de terceiros no fornecimento de matérias-primas e elevação de suas margens operacionais; (iii) uma melhor logística de distribuição para os Estados do Centro Oeste.

- Foco contínuo em suas operações de varejo visando melhorar seus resultados. A Heringer é uma empresa varejista e um dos principais pilares de sua estratégia corporativa para os próximos anos será a ampliação de sua atual base de clientes, que atualmente está em torno de mais de 48 mil clientes ativos. Ao ampliar sua base de clientes a Heringer desconcentra suas vendas, diluindo, assim, o risco operacional do negócio, potencializando sua expectativa de rentabilidade futura.

- Aumento da produção e fornecimento de Fertilizantes Especiais. Em resposta à tendência do mercado de agronegócio, direcionada à aplicação mais equilibrada de fertilizantes, a Heringer pretende aumentar significativamente sua carteira de Fertilizantes Especiais, por meio de investimento em desenvolvimento de novas formulações, novos produtos e corpo técnico especializado. Os Fertilizantes Especiais apresentam uma margem bruta superior àquela dos Fertilizantes Básicos e Fórmulas NPK. Os Fertilizantes Especiais apresentam um adequado propósito de valor a seus clientes, dado que quando corretamente aplicados elevam a produtividade da lavoura. A companhia pretende aumentar gradativamente a representatividade desses produtos em suas vendas, aumentando sua participação em seu volume de vendas, que em 2005 foi de 12% e em 2013 de 37%.

- Manutenção do alto índice de reconhecimento de sua marca. A companhia é conhecida por seus clientes por oferecer (i) produtos de alta qualidade, (ii) atendimento em diversas regiões e áreas agrícolas do país, (iii) entrega pontual, e (iv) serviços de assistência pré e pós venda diferenciados.

-Gestão de pessoas adotada pela Heringer. O modelo de gestão da Fertilizantes Heringer busca refletir a interação da alta administração, gestão de processos de trabalho, equipes e atividades de suporte estratégico, operacional e administrativo.

Um dos alicerces da Gestão de Pessoas é a gestão de Capacitação das Equipes envolvidas, na qual a empresa vem desenvolvendo atividades de mapeamento de requisitos e competências, visando identificar necessidades de capacitação e treinamento, promovendo ações de melhoria nesse sentido.

Para assegurar a gestão dessas informações, a Heringer adotou uma ferramenta informatizada que permite visualizar e gerir a estrutura de necessidades, diagnósticos, treinamentos e desenvolvimento de seus colaboradores.

Foi adotado desde o início um enfoque na valorização e crescimento profissional de colaboradores que demonstram interesse em se desenvolver na empresa, priorizando o recrutamento interno sempre que possível.

A companhia adota ainda um modelo que favorece o fluxo de informações, através do uso de sistema integrado e ferramentas colaborativas, visando disponibilizar informações estratégicas às operações, agilizando processos e a tomada de decisões, possibilitando bons níveis de autonomia e gestão de processos por seus colaboradores.

Além disso, vem promovendo a implantação e estruturação de um conceito de gestão da qualidade, onde as pessoas devem conhecer os processos, dominar as técnicas de trabalho, buscar a promoção de melhorias, identificar sua contribuição para os resultados finais e compreender os impactos produzidos por sua atuação.

Como resultado desse processo, a Fertilizantes Heringer já conta atualmente com cinco unidades certificadas na ISO 9001:2008.

HERINGER | Copyright © 2017