Qualidade

  
Home Pesquisa & Desenvolvimento ATUALIZADO EM 18 DE JANEIRO DE 2018

O controle de qualidade da Fertilizantes Heringer S/A é realizado por uma equipe formada por inspetores e auxiliares da qualidadee um laboratório situado na unidade industrial de Paulínia/SP. O laboratório é responsável pelo controle de qualidade dos processos de produção existente em cada filial do grupo que conta com a estrutura adequada e um moderno sistema de captura de peso durante o processo de produção, garantindo a confiabilidade no fornecimento de produtos de alta qualidade ao cliente.

A Fertilizantes Heringer S/A, possui um rigoroso e eficiente sistema de controle e rastreabilidade de amostras, desde a utilização de padrões bem definidos de identificação, criação de planos, lotes controle, emissão de laudos e certificados de análises químicas e físicas realizadas. Todo o processo é atualizado e auditado, buscando sempre alcançar os melhores resultados e eficácia nas atividades realizadas. O comprometimento de todos colaboradores envolvidos é peça fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho e a satisfação do cliente.

QUALIDADE DE MATERIAIS

Os materiais que entram nas unidades industriais são devidamente identificados e estocados; em seguida, obedecendo a metodologia oficial de amostragem da legislação nacional, são coletadas amostras para envio e contraprovas, que são identificadas e guardadas de forma organizada. As coletas de amostras de matérias primas estocadas são realizadas semanalmente nos box’s, sendo um processo importante para se obter os teores reais e atualizados dos materiais utilizados na formulação. Nos produtos acabados, as coletas são realizadas diariamente e de acordo com o número de fórmulas e lotes produzidos no turno de trabalho e são controladas através dos lotes de produção.

Com as amostras coletadas e devidamente identificadas, é aplicada a etapa de quarteamento, onde a amostra é homogeneizada e são separadas quatro alíquotas do total amostrado - uma alíquota para pré moagem; uma alíquota para arquivo como contra amostra (guardada por no mínimo de dois meses); uma alíquota para granulometria; e uma alíquota para análise de dureza de grânulos, sendo esta analise apenas aplicada para amostras de matérias de primas. Após o quarteamento, através do uso de um jogo de peneiras é realizada a analise granulométrica para avaliar se a amostra se encontra dentro das especificações estabelecidas para tamanho de grãos conforme legislação vigente.

Paralelo ao processo de granulometria, é realizada a etapa de pré moagem da alíquota de amostra a ser destinada ao laboratório de controle de qualidade essa alíquota se destinou se de uma pré moagem de 1kg de amostra para que assim possamos minimizar o efeito da segregação. A amostra é completamente moída em moinho, e então é realizada uma nova etapa de quarteamento, separando uma alíquota que será destinada para análise química e descarte do restante da amostra

As atividades são realizadas seguindo rigorosos procedimentos de qualidade, buscando atender a legislação e oferecer amostras em excelentes condições de utilização.

QUALIDADE NOS PORTOS

Como parte do seu processo de melhoria contínua e o procurando cada vez mais a melhoria na qualidade dos produtos oferecidos ao cliente, a Fertilizantes Heringer S/A vem implementando novos programas para inspeção de matérias primas importadas.Monitorando de forma estratégica as logísticas de descarregamento nos principais portos do território nacional.

Atualmente, o grupo conta com parcerias junto a empresas terceirizadas e atuação de inspetores de qualidade no monitoramento dos descarregamentos nas unidades portuárias. As atividades desempenhadas nessa parte do processo, são de importância significativa para o desenvolvimento de todo o processo de controle de qualidade das filiais.

LABORATÓRIO

O laboratório está instalado na cidade de Paulínia/SP e conta com estrutura adequada às normas técnicas de segurança e meio ambiente, realiza cerca de 900 determinações químicas por dia, sendo que em época de safra de grãos, tem a capacidade de realizar o dobro desta quantidade, dentre diversos tipos de análise: macro nutrientes primários e secundários e micronutrientes; além de análises físicas relacionadas com fertilizantes minerais, sempre atendendo às normas e legislação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A parte de desenvolvimento visa a elaboração de melhorias continuas nos produtos já existentes, e também nos produtos em desenvolvimento. Pesquisas são realizadas todos os dias para a inovação e procurando sempre o diferencial no mercado. Tanto para produtos vias solos, fertirrigação e também de aplicação foliar.

O laboratório é devidamente cadastrado nos órgãos regulamentadores - Conselho regional de Química (CRQ), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e na Boreal Veritas, que certifica a normatização ISO 9001:2008 - estando credenciado para a realização das atividades de verificação da conformidade dos fertilizantes e corretivos agrícolas quanto aos teores de nutrientes e quanto à presença de contaminantes químicos. Para isso, possui equipamentos modernos de última geração e colaboradores altamente capacitados para realizarem as determinações com mais alto nível de qualidade e confiabilidade atendendo plenamente, todos os requisitos relativos ao controle de qualidade do processo.

Para reafirmar o status de confiabilidade e dar mais segurança nas atividades, o laboratório está inserido no Programa Inter laboratorial de Métodos de Análises (PIMA), desenvolvido pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), visando a qualificação, acompanhamento e desenvolvimento de um processo de melhoria contínua nas atividades desempenhadas.

Para obtenção de um resultado analítico confiável deve-se seguir rigorosamente a legislação do MAPA, onde tudo inicia no processo de amostragem e preparo das amostras de fertilizantes a serem analisadas, posteriormente, segue-se diferentes métodos analíticos a fim de determinar a quantidade de cada componente químico presente naquele fertilizante mineral, seja ele um produto acabado ou uma matéria-prima. Logo após isso, há o controle de avaliação de resultados, e avaliação dos resultados a serem liberados, assim emitindo laudo técnico de certificação de análise.

Em todo esse processo a participação dos colaboradores é de essencial importância em cada passo da análise dos produtos acabados e de matérias-primas. A equipe de trabalho do laboratório busca atender toda a demanda de analises de forma rápida e eficaz, desde a recepção de amostras, criação de planos de controle e rastreabilidade, moagem, análises químicas, programas de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e sempre atendendo as normas e legislações nacionais vigentes e buscando fornecer produtos que atendam com excelência as exigências do cliente, evitando perda e devolução de produtos, contribuindo na agilidade e otimização na produção de novas formulações de fertilizantes minerais e linha foliar, fertirrigação.

HERINGER | Copyright © 2018