CEPEC

  
Home Pesquisa & Desenvolvimento

O CEPEC - O Centro de Pesquisas Cafeeiras "Eloy Carlos Heringer" (CEPEC) pertence a Fertilizantes Heringer S.A e é uma parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e com a Fundação Pró-Café, de Varginha. Fica situado no município de Martins Soares, Zona da Mata de MG, a 740 m de altitude e com uma área experimental cultivada de 10 ha.

Considerado referência nacional em desenvolvimento tecnológico para a cafeicultura de montanha, o Centro foi inaugurado em 1994 e desenvolve pesquisa em 5 áreas: melhoramento genético, tratos culturais (podas, espaçamento, controle de plantas invasoras), qualidade de bebida, controle fitossanitário e principalmente adubação e nutrição do cafeeiro, além de manter um banco de germoplasma.

O CEPEC tem como objetivo levar aos produtores rurais os resultados de pesquisa, tanto aqueles obtidos no próprio Centro como de outras instituições, procurando maneiras mais eficientes para trabalhar em uma região montanhosa, onde não é possível mecanização intensiva, buscando sustentabilidade nas áreas econômicas, sociais e ambientais.

O Centro realiza também trabalhos em áreas comerciais em algumas propriedades vizinhas e na Fazenda Heringer, que tem ao todo 1.600 ha de café (Coffea arábica) em 22 propriedades, distribuídas nos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

São disponibilizados estágios para estudantes de agronomia e técnicos agrícolas em cafeicultura, onde além de aprender a montar e avaliar experimentos, os estudantes conhecem as principais dificuldades da cafeeicultura de montanha e acompanham todas as operações de rotina de uma fazenda.

Alguns trabalhos são realizados em parceria com outras empresas de fertilizantes, defensivos e corretivos, buscando maior eficiência e melhor custo/benefício no controle de plantas invasoras, pragas e doenças e nutrição.

Anualmente são recebidos por volta de 2.000 produtores rurais, estudantes, pesquisadores e técnicos, em visitas e reuniões onde são divulgados os resultados de pesquisas. Também são realizadas palestras com professores, pesquisadores e consultores de várias instituições e empresas e cursos de atualização.

HERINGER | Copyright © 2017