Perfil Corporativo e Histórico

  
Home A Heringer

Perfil Corporativo

Há 46 anos no mercado, a Fertilizantes Heringer S.A, com sede na cidade de Viana, no estado do Espírito Santo, é uma das Companhias nacionais pioneiras na produção, comercialização e distribuição de fertilizantes.

Baseada nas informações fornecidas pela Anda (Associação Nacional para Difusão de Adubos), a Companhia estima estar entre as três maiores empresas de fertilizantes do Brasil, cuja participação de mercado de comercialização e distribuição de fertilizantes foi de 16,2%, em 2013, em termos de volume.

A Heringer opera em território nacional, exercendo suas atividades por meio de 21 unidades de produção, comercialização e distribuição de fertilizantes sendo 13 próprias, 4 terceirizadas e 4 arrendadas. Em Paranaguá-PR a Companhia possui uma unidade de produção de ácido sulfúrico e produção de superfosfato simples (SSP). A unidade de produção de Paulínia-SP é a maior delas, com quatro equipamentos de mistura e capacidade de produção ajustada à sazonalidade de aproximadamente 480 mil toneladas por ano. Possui também dois escritórios comerciais situados nas cidades de Luiz Eduardo Magalhães-BA e Maringá-PR.

As unidades de produção estão estrategicamente localizadas nas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil, próximas às principais regiões de consumo de fertilizantes do País, bem como aos principais fornecedores de matérias-primas, rodovias e ferrovias nacionais e portos de internamento de matéria-prima, visando a otimizar sua logística de abastecimento e distribuição, bem como reduzir os custos associados.

A Heringer disponibiliza aos seus clientes um amplo portfólio de produtos, composto por diversas formulações de fertilizantes. Os produtos são desenvolvidos com altíssimo padrão de qualidade. Para assegurar esse padrão, são realizadas análises físicas e químicas das matérias-primas recebidas, bem como das fórmulas NPK produzidas. Essas análises são realizadas em seu moderno laboratório localizado na unidade de produção de Paulínia-SP.

O laboratório possui certificado de proficiência do Programa Interlaboratorial de Metodologia de Análises da Anda. O Programa avalia qualidade, confiabilidade metodológica e competência técnica na realização de ensaios em fertilizantes.

A Companhia comercializa e distribui aos seus clientes fertilizantes básicos, fórmulas NPK e fertilizantes especiais, todos devidamente registrados no Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), conforme exigido pela regulamentação vigente. Adicionalmente, oferece a seus clientes diversos serviços, tais como programas de incentivo à análise de solo, palestras técnicas para o produtor rural, suporte pré e pós venda, além de orientação técnica e especializada. Fertilizantes Básicos e Fórmulas NPK: os fertilizantes básicos são representados pelas matérias-primas ureia, cloreto de potássio, sulfato de amônio, SSP, TSP, MAP, DAP, entre outros.

As fórmulas NPK são resultantes da mistura industrial de fertilizantes básicos de acordo com especificações definidas pelos consumidores.Fertilizantes Especiais: são fertilizantes que proporcionam vantagens agronômicas superiores aos oferecidos no mercado, sendo em sua maioria produtos exclusivos da Heringer. A Companhia possui um dos maiores portfólios de fertilizantes especiais do mercado, possuindo produtos com potencial de uso em todas as culturas. O desenvolvimento dessa linha de produtos tem como objetivo o atendimento das necessidades nutricionais das culturas, objetivando o aumento de produtividade, melhorando a qualidade final dos produtos e proporcionando maiores retornos financeiros aos produtores rurais.

Cada uma de suas unidades de produção possui convênios com diversos laboratórios externos em todo o País para realização de análises de solo. A fim de incentivar a realização dessas análises por parte dos produtores, a Companhia divide com os agricultores os custos dessas análises, além de oferecer recomendações técnicas adequadas às necessidades específicas de cada cultura.

Clientes

Em 2013, a Fertilizantes Heringer vendeu seus produtos para aproximadamente 48 mil clientes em todo o território nacional, garantindo a comercialização de seu portfólio em 69% dos municípios brasileiros. No último ano, do total do volume vendido, 88% foram para o consumidor final e 12% para revendas e cooperativas.
A diversificação de vendas é um grande diferencial para a Companhia.
Para que esse resultado seja possível, a Heringer conta com uma adequada estrutura comercial composta por uma vasta rede de representantes comerciais.

Qualidade

A Heringer possui um Departamento de Qualidade com equipes locais e exclusivas em suas unidades coordenadas. Também está disponível um canal de comunicação com os clientes para atendimento de reclamações, por meio de um procedimento operacional denominado ARC (Atendimento a Reclamação de Cliente), que sempre que acionado leva a apuração dos fatos e solução junto ao cliente.

Histórico

A companhia é controlada pela família Heringer, família essa com um longo histórico de investimento e participação no setor agrícola brasileiro. A Heringer foi constituída pelo engenheiro agrônomo Dalton Dias Heringer, como uma empresa individual. As operações iniciaram em Minas Gerais, fornecendo fertilizantes aos produtores de café, por meio de uma pequena fábrica na cidade de Manhuaçu-MG. Seu fundador permaneceu na direção executiva da Fertilizantes Heringer até se tornar Presidente do Conselho de Administração em 2004, cargo que exerce até os dias de hoje. Em 1973 foi transformada para sociedade limitada. Posteriormente, ocorreu a ampliação da sua área de atuação, instalando-se no Espírito Santo, em armazém alugado próximo ao porto de Vitória, fornecendo fertilizantes para variadas culturas, com o objetivo de atender não só a esse estado, mas também ao Rio de Janeiro e ao sul da Bahia. Em 1979 foi construída a unidade de produção própria, na cidade de Viana, no Espírito Santo. Início das operações no estado de São Paulo, quando conseguiu aumentar consideravelmente seu volume de clientes, aproveitando as oportunidades desse estado que é um grande consumidor de fertilizantes. No ano de 1985 a implantação da unidade de produção própria na cidade de Paulínia - São Paulo, com ampliação de sua atuação no mercado para todo o estado.

Na década de 90, foi o período marcado por importantes conquistas, tais como: a implementação do centro de pesquisas cafeeiras Eloy Carlos Heringer, em Minas Gerais (1994); a construção de uma nova unidade em Manhuaçu-MG, mais moderna e com maior capacidade de produção (1996); o início das atividades de produção de fertilizantes em Paranaguá, no Paraná (1997); e a construção de uma unidade de produção na cidade de Três Corações, em Minas Gerais, atendendo aos mercados do sul e oeste do estado (1998).

Em 2000 a Heringer construiu uma nova unidade de produção em Uberaba-MG, garantindo o atendimento de todo o triângulo mineiro e ao estado de Goiás. Em 2001 se deu início das operações da unidade de produção de Camaçari, que passou a atender o estado da Bahia e o norte de Minas Gerais. No ano de 2002 foi arrendada a unidade de produção na cidade de Catalão, no estado de Goiás, aumentando a participação de vendas na região. Em 2003 a Companhia implanta o Cemap (Centro de Manejo e Adubação em Pastagens) no município de Viana-ES e, no ano seguinte, inaugura uma nova unidade de produção nesse mesmo município, com maior capacidade de produção e mais moderna, em substituição à anteriormente construída. Em 2004 a Heringer realiza sua transformação de sociedade limitada para sociedade por ações, com o consequente aumento de seu capital social, de 20,6%, decorrente de investimento realizado pela AIG Capital Partners, por meio de seu veículo de investimento, a BSSF Fertilizantes Holding Ltda. Também ocorreu o arrendamento da unidade de produção em Rondonópolis, com foco na ampliação das atividades no estado do Mato Grosso. Em 2005 a Companhia constrói sua unidade de produção de Rosário do Catete, em Sergipe. Em 2006 foi inaugurada a unidade de produção própria em Paranaguá-PR. No mesmo ano, foi iniciada a produção na unidade terceirizada de Bebedouro-SP. O ano de 2007 foi um ano de expansão das áreas de atuação da Companhia, com ampliação de algumas unidades já existentes e inauguração de outras novas (unidades próprias e alugadas/terceirizadas). No mesmo ano, foi integralizada a capacidade de produção da unidade de Bebedouro-SP, iniciou-se a operacionalização de unidades em Rio Brilhante-MS, e foram concluídas as expansões nas unidades de Manhuaçu-MG e Três Corações-MG, além de inaugurada uma unidade própria em Ourinhos-SP e uma unidade arrendada em Porto Alegre-RS. Em 2008 a Companhia adquiriu uma unidade em Rio Verde-GO, construiu sua unidade própria em Catalão-GO e também conclui seu processo recente de verticalização, inaugurando a sua fábrica de produção de superfosfato simples (SSP) em Paranaguá-PR. Em 2010 início das operações de quatro unidades de mistura de fertilizantes, sendo uma unidade própria em Dourados-MS, uma unidade alugada em Anápolis-GO e duas terceirizadas, em São João do Manhuaçu-MG e em Rio Grande-RS. E em 2012 foi o início das operações de uma unidade terceirizada em Patos de Minas-MG e de uma unidade própria em Porto Alegre-RS, por meio da aquisição e posterior incorporação da empresa Maxifértil Fertilizantes Ltda. Com essa aquisição, a Companhia encerrou suas atividades na unidade arrendada em 2007, também em Porto Alegre-RS. Em Maio de 2013 deu se inicio das atividades da unidade de Cubatão-SP.

HERINGER | Copyright © 2017